Penso, logo escrevo!: Como entrar no mundo dos livros?

Como entrar no mundo dos livros?




Já esteve em uma roda de amigos e escutou eles falando de alguma saga conhecida e se sentiu perdido na conversa? A menina(o) em que está apaixonado(a) ama livros e não consegue conversar sobre esse assunto com ela(e)? Já gostou de alguma história e preferiu ler o filme do que o livro mesmo sabendo que o livro teria mais detalhes? Esse post é para você que sente muita vontade de entrar no mundo dos livros, porém não consegue apaixonar se por ele, e quando o pega para ler, já começa a bocejar. " Será que não tenho afinidade com os livros?" Sim você tem, porém comete alguns erros. Confira cada um e algumas dicas para vence-los.

O meu "primeiro" contato com livro fora um livro de estudo, por não conhecer algumas palavras e não ter contato com a linguagem culta, acabei desistindo de ler, e confesso ter pego em um livro novamente após um longo prazo. Esse é o primeiro erro que o pré-leitor fanatico comete. Ao invés de nos desanimar, precisamos nos sentir encorajados ao ler uma palavra desconhecida, não é constrangedor quando vamos pesquisar uma palavra no dicionario (Google), essa palavra nos ajudará um dia em uma redação para a escola, na faculdade ou até em uma carta para a amiga. Enriquecer nosso vocabulário é apenas um lucro ou consequencia de nossa pratica da leitura, e não deve nos afastar dela.
Covenhamos que as vezes nos sentimos entediamos e com sono lendo alguns livros. Apesar de isso ser meramente normal, até mesmo com leitores, esse é o segundo erro cometido do pré-leitor. Pois, se isso acontece, ele fecha o livro após alguns segundos dizendo que não gosta dele. Talvez você esteja certo, pois você pode gostar de um gênero literário oposto do que está lendo, mas vale a pena persistir em livros. Os leitores fanáticos já leram livros que no começo  o entediaram, e no final o fizeram chorar. Mas caso você não tenha gostado da história ou gênero, experiente ler resenhas ou prefácios, isso ajudara você a encontrar o livro certo que deseja ler no momento antes de começa-lo.
Quem nunca se sentiu perdido em uma livraria ou biblioteca? Para nós amantes de livros, estar perdido é se encontrar, pois esbarramos com livros que não conhecemos, e acabamos nos apaixonando por alguns. Porém, para quem não tem a pratica da leitura, isso é assustador. O terceiro erro cometido pelo pré-leitor é ir em uma livraria ou biblioteca e escolher os primeiros livros que vêem pela frente, optando pelas capas, editoras ou até mesmo títulos. Com essa atitude, ele acaba se enganando ao ler o livro, pois muitas vezes, livros é diferente de suas "embalagens". Vale a pena lermos a sinopse ou até perguntar para algum atendente sobre o livro. Um ditado conhecido deve ser aplicado a você "Não julgue o livro pela capa" ou vice versa.
Nós leitores, conhecemos os tal de "spoiler", isto é informações que revelam o final de um livro, aquela parte que você ainda não leu. E quando alguém faz isso, os leitores fanáticos costumam ficar bravos. Porém, os pré leitores cometem o quarto erro, pulando paginas e deixando informações para trás, só para saber o final e acabar o livro logo. Quando algum amigo fala um spoiler para mim, me sinto desconfortável pois existem livros inesperados, a cada pagina virada podemos encontrar diversas coisas. Quando não deixamos uma palavra se sequer sem ser lida, nos envolvemos na história. Podemos entender o final com mais clareza, e até mesmo a mensagem que o escritor pretendeu passar aos leitores.

Livros não é somente para nerds, para estudos, pesquisas, e muito menos para atrapalhar seu precioso tempo. Ele é para todas as idades, horas, e lugares. Quem é leitor sabe, que vale a pena deixar alguns minutos de sono, de filmes, de jogos, pois tudo que aparenta ser perda, é lucro. Além de expandirmos nossa imaginação, ganhamos conhecimentos, um bom vocabulário, conhecemos histórias de vidas, conhecemos lugares diferentes, pensamentos (do autor) de diversos ângulos da vida e nos descobrimos através das histórias de outras pessoas (seja lá fictícias ou verídicas).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map