Penso, logo escrevo!: Estudei tanto, e não fui bem na prova!

Estudei tanto, e não fui bem na prova!



O professor está entregando as provas, e você está radiante, aguardando a sua com o coração acelerado, porque estudou tanto e acha que foi bem, mas ai a realidade vem. Você já tomou esse choque de realidade? O pior é quando você vai conferir as respostas, pronta para questionar o professor e faze-lo corrigir a nota, mas se depara com seus erros. Bom, vamos refletir juntos(as), porque essa crueldade acontece.

Toda vez que vamos fazer uma prova, sem ao menos ter estudado, bate aquela insegurança né? Um peso na consciência, por não ter tido tempo, ou talvez preguiça, de ter pegado no caderno. Bom, e quando pegamos, nos sentimos com a consciência limpa. Porém, precisamos analisar o quanto estudamos. Não adianta pegar no caderno, ler algo e fim. Precisamos verificar se realmente entendemos a matéria, se não estamos com nenhuma duvida, uma boa dica para verificar se nosso estudo está completo, é fazer simulados sobre a matéria.


Algumas provas trazem a matéria muito extensa, ou seja, vários assuntos de uma vez. E uma das coisas que pode acontecer, é termos estudado apenas metade do conteúdo. O legal seria estudarmos o conteúdo completo, não adianta só focar em algo, estudar muito sobre aquilo, e só responder uma pergunta sobre o assunto. Pegar um pouco de cada conteúdo da matéria, para entender um pouco de tudo, é melhor do que só entender metade.


Devemos levar em conta, as questões da prova. Pode acontecer de lermos uma questão, que tenha uma palavra relacionada com o que estudamos, e responder de cara, achando que sabemos a resposta, e não ter parado para analisar, pensar, interpretar a questão. Independente de entendermos o assunto, sempre é bom parar para pensar um pouco antes de responder, porque as vezes, pode haver alguma pegadinha ali.


Por fim, já parou para pensar que as vezes, achamos que estudamos muito mas na verdade, criamos muita expectativa? Nunca paramos para estudar, e quando paramos, nos sentimos radiantes. Podemos até ter estudado bem, porém, o professor fez questões de "fazer sair fumaça da cabeça" e ai exigiu um pouco mais de nós. Muita auto confiança pode nos levar a ficar frustados depois. O bom é comemorar depois que ver a nota.

Não podemos esquecer, que a prova não é um castigo escolar, e sim uma análise para o professor verificar se estamos realmente aprendendo a matéria. Então, não adianta ficar distraído na sala de aula. Normalmente, estudamos nossos cadernos, nossos livros, apostilas da matéria. Mas devemos levar em conta, que a aula traz muito mais conteúdo, as vezes complementando o que temos, ou trazendo coisas novas que não estão no papel. Então, para nosso estudo ficar completo para a próxima prova, não devemos começar quando a prova estiver marcada, e sim, quando a matéria começar.









2 comentários:

  1. Oi Larissa, tudo bem?
    Adorei conhecer seu blog! Parabéns, você escreve muito bem!
    Gostei muito do texto também. Provas são sempre um dilema. Não importa o quão boa seja minha nota, sempre sinto que deveria ter estudado mais :/

    Um abraço,
    WinterBird.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéss, tudo ótimo e você?
      Muito obrigada, seja sempre bem-vinda.
      Sim, são um dilema, literalmente.

      Beijão.

      Excluir

Image Map