Penso, logo escrevo!: E agora? Que carreira seguir?

E agora? Que carreira seguir?



Já se foi o tempo em que estudava para as provas finais, para as apresentações orais e para concluir mais um ano letivo. Enfim um ciclo se fechou, deixando marcado conhecimentos, aprendizagem, amadurecimento, e mais um grande desafio, um novo ciclo. E a pergunta que vem a tona para todos aqueles que chegam nessa etapa é "Que carreira vou seguir?" Quando era pequena, essa pergunta me causava um efeito entusiástico, afinal, era algo que se referia ao futuro e não me custaria agora. Porém, quando os  jovens estudantes chegam no "futuro", essa pergunta causa um grande impacto. Para alguns ela traz alivio por estarem cientes da carreira que desejam, pois as afinidades com certas profissões são perceptíveis, porém para outros, isso causa grande desconforto, pois não conseguem se identificar com prontidão e acabam escolhendo uma profissão para não perder tempo, por curiosidades, pressões familiares e principalmente, pelo retorno financeiro.

Quando estava no colégio, não via a hora de chegar as aulas de humanas, gostava de aprender literatura, economia do mundo, histórias dos países, fazer redações, apresentar trabalhos. Isso devidamente causado pelo meu gosto por  livros, e principalmente jornal, todo dia de manhã eu leio os jornais do dia, e isso já me fez gostar da profissão. Depois de fazer testes vocacionais, assistir vídeos sobre o jornalismo, ver como é a carreira jornalistica e a grade curricular do curso, tive certeza da qual escolheria, e minha escolha foi concretizada após ter feito minha matricula na universidade.

Infelizmente, isso não é vivenciado por todos os jovens. Hoje os cursos mais buscados pelos estudantes são as áreas em que mais trás recursos financeiros. Alguns desistem no meio do caminho por não aguentarem, outros se formam e embora tenha um custo de vida elevado, não gostam daquilo que faz, e não sentem a satisfação na carreira profissional. Por conta disso, podemos refletir esse cenário quando vamos ser atendidos por esses profissionais e não temos um atendimento eficaz.

Quando vou estudar as matérias da faculdade, sinto prazer em poder estar estudando aquilo que gosto, e imagino a sensação que terei ao exercer a profissão escolhida. Essa satisfação não consegue ser paga com dinheiro, portanto, se você veio aqui para que eu lhe tragá alguma ajuda na carreira que deve seguir. O meu conselho é: Faça aquilo que você gosta. Todo profissional consegue um retorno financeiro, quando ele é qualificado, e zela por sua carreira.

Como disse no inicio, alguns tem certas dificuldades na escolha, por isso, assim como eu fiz, procure orientações antes de escolher. Hoje temos grandes testes vocacionais, vídeos disponibilizados a todos sobre as carreiras, sites que nos da orientações profissionais. E o mais importante, pergunte a si mesmo sem pressões familiares e sem pensar no custo de vida, a  seguinte pergunta: "Que carreira seguir?" Sinta se como uma criança entusiasmada respondendo sem temer o futuro, e lute por ele, mesmo que ele seja agora.


2 comentários:

  1. adorei a foto que você usou no post, muito fofa e tem tudo haver com o post, adorei o blog, ele está lindo, parabéns *-*
    http://blogdapameladias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Image Map