Penso, logo escrevo!: Escute sobre os fones de ouvido!

Escute sobre os fones de ouvido!

Para começar essa matéria, coloque seus fones de ouvido (por favor, no volume baixo!), e vamos escutar sobre o que os fones ouvidos podem causar em nossa vida! Escolha sua música preferida, e aperte o PLAY ! 

Acordando: Não da para acordar somente com o som do despertador, aquele T-R-I-M para começar a rotina, muitas vezes nos causa mal humor. Nada como ligar o som para começar o dia animada. A maneira que acordamos muda totalmente nosso dia, né? Hoje mesmo acordei dançando, escovei os dentes dançando, e até esqueci que estava com sono. 

Indo para a rotina: Pegar o carro para ir trabalhar com sua musica favorita, pegar o ônibus escolar para ir para o colégio sem ouvir os burburinhos e fofocas desnecessárias dos parceiros de percurso, nada melhor. Se desligar do mundo, por alguns minutos.

Desestressando: Aquela hora em que o mundo esta explodindo para você,só precisa apertar o play e se distrair, cantar alto para espantar a raiva, chorar um pouquinho para expressar o sentimento, ou até mesmo, colocar uma musica animada que levante sua auto estima lá em cima e mostre para os problemas, que nada o afeta.

Sendo romântica: E quando o love aparece, a vontade de ouvir musica triplica, só para pensar horas e horas, imaginar situações, relembrar o passado, rir das coisas engraçadas, chorar pelos momentos difíceis. Os apaixonados de plantão, vivem com o fone de ouvido #ficaadica !

Treinando: Um, dois, três... Precisa fazer 50 reflexões e ainda está na décima? Coloca uma musiquinha para esquecer a contagem e ter mais animo para terminar esse treino! O coisa boa, treinar com a musica favorita, da até vontade de dançar com as barras.

Existem diversas maneiras para escutarmos nossos sons: pelo radio, por um show, pela tv, pelo computador, e principalmente, pelo fone de ouvido! Porém esse objeto,(principalmente os fones pequenos que se encaixam bem em nosso ouvido) pode nos fazer perder a audição. Segundo fonoaudiólogos, tem gente com problemas auditivos antes da vovó e do vovô.

Nosso cotidiano tem tanta barulho de obras, carros, celulares, principalmente quem mora em cidade grande. Nossa audição recebe estímulo o tempo todo, e com os fones, isso se torna mais prejudicial. Principalmente, quando ele está no MAXIMO e por muito tempo ligado. Alguns especialistas dizem que podemos ficar expostos a um som de 85 bD (decibéis), esse volume equivale ao barulho do transito de uma avenida movimentada, e um aparelho MP3 chega até 120 dB.


  • Se não quisermos pedir para as pessoas repetirem as frases faladas, ou perdermos amizade por não ouvir um colega nos chamar na rua do outro lado da calçada, precisamos parar de cometer o  primeiro erro, e abaixar um pouco o volume. Sei que em nossa musica favorita, além de sentirmos vontade de aumentar, queremos gritar e cantar alto também. Mas vamos maneirar para o nosso próprio bem, e em uma escala intermediaria de 0 a 10, vamos deixar o volume no 5, combinado?
  • Nossos fones vivem em nossas bolsas ou nos bolsos de nossas roupas, enfim, aonde tiver um cantinho que ele fique e sempre nos acompanhe, nós estamos colocando ele. Mas cometemos o segundo erro ao deixa-lo exposto em qualquer lugar, pois acumulamos sujeira, e isso pode gerar contaminação. Então vamos separar um saquinho limpinho para deixa-lo. E tomar cuidado para não deixar ele embolar por conta da pressa de guardar, alguns minutinhos arrumando ele direito, faz com que ele tenha durabilidade.
  • Já colocou o cabelo ou toca para esconder os fones de ouvido em lugar proibidos?! A vontade de ficar com o fone o dia inteiro é tão grande, que somos capazes de correr perigo para ficar com eles. Mas cometemos o terceiro erro ao fazer isso, pois precisamos respeitar intervalos de repouso sonoro. Pelo menos uma a duas horas por dia, vamos ouvir os barulhos dos pássaros, do mar, da teacher, ou o som de paz..ZzZzZz! 

  • Já esteve em um transito com o som suuuuuuper alto para esquecer que vai chegar atrasada no destino final? Para não cometer o quarto erro, vamos fechar as janelas para que o som do rádio não compita com o barulho de fora, além disso, abaixa um pouquinho isso ai, ninguém merece estar no transito do lado de um carro com a musica que você mais odeia né. Vamos pensar no próximo! 

  • Aquele momento em que sua melhor amiga esta contando uma história longa sobre seu sofrimento amoroso, e você está no tédio porque já ouviu milhares de vezes ela chorando pelo mesmo carinha. Colocamos o fone em um dos ouvidos para animar um pouco a situação e continuamos ouvindo ela né, não pode ser tão má a ponto de deixa-la falando sozinha! E o quinto erro fica por conta do lado escolhido para utilizar o fone, então vamos alternar para não sobrecarregar apenas um lado, e acalmar a amiga.
  • Sei que você tem compaixão ao próximo, mas comete o sexto erro emprestando seus fones para o parceiro que acabou esquecendo, tome muito cuidado. A orelha é um local propício para o desenvolvimento de fungos e outras doenças. Precisamos higienizá-los com pano umedecido em álcool, e evitar empresta-los.

Fez tudo isso e ainda esta com abafamento ao tirar o fone, zumbido (chiado, apito ou qualquer outra sensação sonora), dor de cabeça, dor de ouvido, tontura? Esses são alguns sinais de superestimulação, deixe seu fone aonde está e corre para algum otorrinolaringologista. Nome difícil, mas você vai conseguir encontrar um! Pela sua saúde, e pela sua playlist amada! 



2 comentários:

  1. Fones de ouvido é a minha paixão! Quando estou sem fones parece que estou sem roupas hahahha
    Beijosss <3

    http://garotasdejaneiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, acredito que muitas pessoas se sintam assim! Virou parte do ser humano, rs.
      Beijão <3

      Excluir

Image Map