Penso, logo escrevo!: Um nova imagem, é uma foto tirada?

Um nova imagem, é uma foto tirada?



Esta semana comemoramos o Dia Mundial da Fotografia, e conheci Tyto Neves. Primeiro fotógrafo brasileiro a falar sobre a fotografia de família no Japão, autor do livro "Retratos de Família", palestrante, que mescla fotojornalismo com fotografia social.  Fui para uma coletiva de imprensa para conhecer mais de seu trabalho, vi sua exposição de fotos, e participei de sua palestra. O fotógrafo é apaixonado por tirar fotos familiares, segundo ele, essa paixão se iniciou quando começou a tirar fotos de cerimônias e festas de casamento, com o passar do tempo, essas noivas ficaram gravidas, ganhando seus filhos, fazendo festas, crescendo e assim foi. Em sua palestra, Tyto mostrou a importância da fotografia em nossa vida. Devemos refletir, em meio a uma geração que posta milhões de fotos por segundos, "Uma nova imagem, é uma foto tirada?" Vamos rever grandes valores da fotografia, que talvez tenham se perdido no tempo, em meio a tanta tecnologia.

Tenho um baú de fotos em minha casa, tirada pelos meus pais quando eu era criança, e me vi pensando no motivo de meus pais terem fotografado, e revelado aquelas fotos. É algo óbvio,  "para uma recordação", diz Tyto. No tempo de meus pais, não tinham grandes facilidades de fotografar vários momentos vividos. Hoje temos a câmera em mãos a todo o tempo, principalmente em nosso smartphone. Mas infelizmente, nossa geração tem utilizado desse grande objeto, apenas para uma exposição de mídia. Alguns de vocês, leitores, já devem ter chegado á 1.000 fotos no Rolo de Câmera, mas será que foi para se expor um pouco mais na mídia e se sentir incluído na era digital, ou para se recordar de momentos bons, que não voltam? 

Ao mostrar fotos de seus clientes, Tyto sempre tinha uma nova história para contar. Olhava a imagem e conseguia entrar na história, aquela cena era movimentada em minha mente. A fotografia consegue transmitir uma grande história, e quando são fotos nossas, podemos reviver aquele momento.


O fotógrafo familiar, mostrou fotos de seus avós que foi tirado nos anos 40. O avô dele não tirou aquela foto pensando que ela seria utilizada em uma palestra anoss depois, mas sim para registrar aquela família. "A fotografia tem o poder de registrar uma época", diz ele. Podemos deixar um legado para a nossa geração ou para o país inteiro com uma simples fotografia. Um dia muitas pessoas não lembraram de nossos rostos. Como ouvi dizer: Sem a fotografia, não existimos. 

Deixarei com vocês um dos vídeos (aqui) que o fotógrafo nos mostrou. É a história dele e de seus filhos, que foram passear em um dia comum e encontraram um terreno abandonado com lindas flores, e foram pegar para a mãe. No dia seguinte, essas flores não estavam mais no mesmo local, haviam sido retiradas. Se ele tivesse deixado para outro dia, acredito que não teria feito a esposa se emocionar com essa homenagem. 

Se temos a oportunidade de fotografar, vamos fotografar. Tyto Neves aproveitou as oportunidades, levará consigo grandes histórias, deixando com seus clientes, grandes recordações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map