Penso, logo escrevo!: Ainda dá tempo de estudar?

Ainda dá tempo de estudar?


"Não deu!Não tive tempo.Tive preguiça.Tive ocupações.Tive problemas pessoais.Tive vários fatores que me impediram de abrir os livros e cadernos. Aliás, ainda da tempo de estudar?"

Ok leitor(a), da sim! Basta algumas dicas para você correr atrás do prejuízo. Mas quero ressaltar, que não vim trazer soluções ou fórmulas para se sentir pronto(a) para o vestibular/enem/concurso. Vim apenas lhe informar que a resolução do problema está em você. Vai depender da sua força de vontade, persistência e sacrifício. Já comece pegando seu caderno para anotar as dicas.


✓ Determine um horário de estudo.

Bom, sabemos que esta bem atrasado(a) nos estudos. Então, você precisa sacrificar um pouco mais o seu tempo. Como?  Se você tem a rotina muito ocupada, vai precisar sugar os minutos que passa em redes sociais, na frente da TV, dormindo, saindo com os amigos. Alguns tem a rotina meio desorganizada, já ouviu alguém dizer "Quando eu tenho vários afazeres, e não paro um minuto, eu faço mais obrigações do que quando estou de folga, férias, etc?" Eu sou a prova viva disso, quando tenho tempo de sobra, acabo não aproveitando ele (falha minha). Então acredito que se você tem uma rotina assim, precisa se esforçar bastante também. 

✓ Encontre um local  de estudo.

 Nada como estar em um ambiente confortável, assim você vai conseguir aproveitar mais os estudos. Um ambiente que tenha ventilação e silêncio, é o ideal. Na sua casa o cachorro late, o gato mia, o irmão chora, a mãe grita, o papagaio canta? Então o melhor a se fazer, é dar uma volta pela cidade e procurar uma biblioteca.

✓ Foque nos estudos

Você conseguiu tudo isso, e agora esta em frente a um livro ou uma tela com muita matéria. Mas ao mesmo tempo está viajando, e lendo cinco vezes a mesma frase por se distrair? Você não tem tempo para isso, o tempo está curto. Então, o melhor é se concentrar, assim você ganha mais tempo e aprende mais. Para isso, o ideal é sempre ter em mente que você não está apenas estudando para ganhar mais uma nota e sim para algo que irá decidir seu futuro, e sua carreira.

Faça simulados e veja as matérias que você mais tem dificuldade

Alguns bons de exatas, outros de humanas. O ideal é estudar aquelas matérias onde você se vê com mais dificuldade. Algumas pessoas pensam que se acertarem todas na área em que ela tem facilidade e zerar na outra área, vai valer do mesmo que acertar meio a meio. Porém, isso não acontece em todas as provas. Então o ideal é manter o equilíbrio na pontuação da prova, e verificar os critérios de pontuação que será aplicada na sua. 


✓  Assista videoaula 

Algumas pessoas não conseguem ficar muito tempo lendo. Hoje, na internet existem muitos canais que disponibilizam vídeos aulas gratuitos, e até preparatório para vestibular. Com isso, você pode variar um pouco a forma que estuda para não ficar cansativo. Alem disso, você pode aprender melhor com a explicação de alguém que entende do assunto, e melhorar seu conhecimento. Abaixo vou citar alguns canais do Youtube, você pode conferir o conteúdo de cada um e selecionar o conteúdo que você precisa para seus estudos. 


Clube do Enem  - Paulo Jubilut (Biologia) 

Fabrisfisica (Física) -  QuiFacil (Quimica) 






✓ Coloque metas e priorize seu objetivo 

Não é fácil manter uma disciplina de estudos, ainda mais sozinho(a), que bate o sono, a fome, a preguiça, desanimo. Mas precisamos colocar nosso foco em primeiro lugar. Todo o sacrifício que está sendo feito hoje, terá resultados amanhã.


Eu desejo boa sorte para você, mas estude!



"A disciplina é a alma de um exército; torna grandes os pequenos contingentes, proporciona êxito aos fracos, e estima toda a gente"



George Washington (1º Presidente dos Estados Unidos)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map