Penso, logo escrevo!: Você Sabia? - Desafio #SemMake

Você Sabia? - Desafio #SemMake





Rolou o desafio de make no Facebook por uns dias. E essa brincadeira reuniu mulheres de todos os lugares do Brasil, até famosas, a tirar fotos sem maquiagem e filtro. Talvez você, leitora, tenha sido uma delas. Mas você sabe o motivo desse desafio ter sido lançado?


Antes disso: O desafio já havia sido iniciado a um ano atrás, no Reino Unido, com o nome de "#NoMakeUpSelfie", iniciado pela empresa de produtos de beleza Escentual, visando arrecadar dinheiro e alertar as mulheres para o exame do câncer de mama.

Porém, sem nenhuma instituição específica e beneficio. O movimento foi criado novamente pela escritora britânica Robin Rice, e depois foi para nas redes sociais com a hastag #StopTheBeautyMadness (Pare com a loucura da beleza, em tradução livre), com o objetivo de questionar os padrões impostos para as mulheres nos dias de hoje.

"Bastam os padrões impossíveis. Basta a imagem ideal. Chegou o momento em que uma cultura inteira de mulheres já se cansou", defende a criadora.

Sempre acompanhei essas correntes, desafios, campanhas pelas redes sociais, algumas são interessantes e chamam minha atenção, e essa foi uma delas. Que sempre existiu uma beleza padrão, todos nós sabemos, mas, ela nos influencia de forma "invisível". Quando desejamos a beleza de famosos através de grandes propagandas para nos incentivar, quando queremos o "corpo perfeito", o cabelo, a pele, roupas, sapatos.. e  quando nos damos conta, deixamos para trás nossa beleza verídica para correr atrás de conceitos idealizados.

Com esse desafio, mulheres postam foto sem esconder rugas, olheiras, espinhas, cravos. E se sentem confortáveis ao ver que seu grupo de amigos a elogiam. Com isso, ela reflete sobre sua beleza verdadeira.
Algumas amigas questionaram o desafio dizendo que esse desafio se diz contra a maquiagem. Mas o foco não está nos cosméticos, e sim no motivo em que utilizamos eles.

Ao nos depararmos em frente a um espelho, devemos rever os motivos que nos produzimos.







4 comentários:

  1. Oi florzinha! Adorei seu blog super cute!
    Parabéns pelo trabalho..
    Beijos!
    www.carinabroll.com

    ResponderExcluir
  2. eu participei do desafio, realmente é muito legal a gente ver as pessoas comentando o quanto somos bonitas naturalmente, adorei o post, parabéns *-*
    http://blogdapameladias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Image Map