Penso, logo escrevo!: Resenha: "Mentirosos" - E. Lockhart

Resenha: "Mentirosos" - E. Lockhart



Livro: "Mentirosos" (Título original: "We Were Liars")
Páginas: 272
Autor(a): E. Lockhart
Editora: Seguinte
Sinopse: Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.
Nota: 10


" Somos Sinclair.
Ninguém é carente.
Ninguém erra.
Vivemos, pelo menos durante o verão, em uma ilha particular.
Talvez isso seja tudo o que você precisa saber ao nosso respeito."

Há três dias atrás, uma amiga minha comentou sobre o quão espetacular esse livro era. Talvez porque eu já tenha lido tantos livros dos mais variados gêneros que não acreditei que esse fosse ser diferente. 

Mas eu estava enganada. 

No início da estória, a autora já consegue colocar uma aura de mistério no contexto, atiçando minha curiosidade. Após algumas poucas páginas, me vi envolvida com a personagem narradora, no caso, a Cadence Sinclair, neta mais velha cuja memória não recorda-se do acidente ocorrido no verão dos quinze - o verão em que ela, juntamente com o resto dos Mentirosos, tinham quinze anos. 

O grupo dos Mentirosos é formado por ela, Mirren e Johnny, seus primos, e Gat, sobrinho do padrasto de Johnny. Nos verões passados em Beechwood, a ilha particular dos Sinclair, o quarteto vive unido, inseparáveis. Porém, depois do verão dos quinze, tudo muda. E é então que a incógnita do livro predomina. 

Cadence não lembra-se do acidente ou de qualquer fato sucedido nesse período. Consequentemente, o leitor também não entende determinadas cenas nem o que está por trás das mentiras contadas pela família à Cadence, em um tentativa falha de enganá-la a respeito do que aconteceu realmente. 

Em uma jogada genial, a autora foi capaz de me prender ao enredo até ele chegar ao fim do livro, quando finalmente descobri o que aconteceu e o motivo de tantos segredos, mentiras e cenas sem sentido. Acreditem, amigos, no momento em que desvendei tudo isso, uma reviravolta brutal fez o meu cérebro girar. 

No meu caso, eu mal pude conter o espanto. Um final inacreditável e inimaginável. Obviamente, durante toda a leitura você levanta suspeitas sobre o ocorrido, mas com certeza nenhuma delas chegará perto da verdade. Por isso a obra é tão emocionante e inteligente, apesar de triste: o mistério que perdura é agoniante e ao mesmo te impulsiona a continuar lendo. E ao chegar ao final, o único pensamento que me arremeteu foi algo parecido com: "Não pode ser. Não. Eu me recuso a acreditar".

Recomendo, sem dúvidas, para todos que apreciam uma obra bem escrita com um enredo diferente do clichê. 

Se houvesse o gênero "inesquecível" certamente eu enquadraria "Mentirosos" nessa categoria. 

É difícil explicar completamente, no entanto, o porquê de eu ter ficado tão surpresa, emocionada e confusa, em um verdadeiro conflito de sentimentos diante de um contexto que aparentemente parece ser simples. Apenas lendo, você entenderá.

Portanto, como a graça do livro é justamente você saber o mínimo possível, é melhor eu finalizar por aqui.

"Meu nome completo é Cadence Sinclair Eastmen.
Aguento enxaquecas. Não aguento idiotas.
Gosto de distorcer significados.
Eu suporto."

Agora eu te pergunto: e você, se já leu, o que achou? 




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map