Penso, logo escrevo!: Porque você já foi adolescente como eu, mãe!

Porque você já foi adolescente como eu, mãe!



Mãe, estou em uma das fases mais complexa, intensa e insana de minha vida. Você sabe disso, seu olhar não nega a sabedoria que tem sobre a minha adolescência. Afinal, você me deu a luz na adolescência. Caramba mãe, se você passou por todos os problemas que estou enfrentando hoje, e mais, eu em sua barriga por nove meses, te causando enjoou, contrações, náuseas, noites mal dormidas de tantos chutes que eu te dava, com toda certeza, sua adolescência deve ter sido o dobro de complicações que a minha. Estou em meu quarto, revoltado com os acontecimentos, ouvindo The Beatles no último volume (enquanto você lê mais um de seus livros, como sempre gostou, na sala de estar), e claro, mascando o meu chiquete de sempre. Você deve entender esse momento catástrofico em minha vida, porque você já foi adolescente como eu, mãe. Nesse momento, eu levanto minha cabeça suspirando, com o coração sendo contorcido por um sentimento imaginável de como foi a sua adolescência e juventude. Perdida por mim mãe, como poderia te pedir desculpas? Me imagino indo até a sala de estar, chegando por trás da sua poltrona de leitura, fechando o seu livro com os dedos na página em que parou a leitura, para que não perca o momento que estava lendo. Então, me deitando ao seu lado, e pedindo perdão por ter feito isso com você. Por não ter te deixado ler inúmeros livros ao invés de comprar fraldas e mamadeiras, por ter deixado de sair com os amigos até tarde da noite. Mas nada iria adiantar. Porque você já foi adolescente como eu, mãe. Ao invés disso, ainda no meu quarto, pego o primeiro diário que você fez de mim, no meu primeiro ano de vida, do pequeno príncipe, e começo a folhear, passando os olhos em frases do tipo: "Hoje o Enzo foi na pediatra, mas ela nem olhou para a cara dele, não vou mais nela" Não contenho o meu riso ao ler suas frases mãe. Porque você já foi adolescente como eu, mãe.
Já estava com lágrimas nos olhos, quando me deparei com a certeza de que você é minha mãe. As pessoas dizem que adolescentes não estão preparadas para ser mãe. Não sabem ser mãe. Não sabem cuidar nem de si, quanto mais de uma criança. Fazem cara de felicidade na frente da mãe adolescente, e quando vira as costas, clama por misericórdia pela criança que irá nascer. Mas a verdade, quando fechei o diário e deixei na minha escrivaninha, percebi que minha mãe estava mais que preparada para me ter. O que defini uma mãe, é a força e o amor. Minha mãe, adolescente, e com orgulho digo que sou filho dela para a sociedade, enfrentou os primeiros momentos da notícia da minha existência como uma bomba perfurando seu peito, o desespero. E a força que ela teve, de segurar essa bomba em seu peito sangrando, ao invés de me abortar, foi inacreditável. Porque você já foi adolescente como eu, mãe. Depois pegar o folego de lágrimas despejadas, teve que encarar o fato frente a frente com você, e decidir o que fazer, mesmo sem força para decidir. Começar a eliminar todos os planos feitos sobre o seu futuro, sem ver esperança de uma vida feliz do mesmo. Ter que contar a todos, encarando o real preconceito existente na sociedade, como já citei acima. Não foi algo leve, foi pesado, uma força que só mãe aguenta. Mãe, você ouviu meu coração e como a flor murcha, que clama por água, seu coração estava sedento de esperança, você chorou de emoção ao ouvir um coração que clamava por você, mãe. Tirou forças de onde não tinha, para prosseguir. Recomeçou o seu futuro, jogou o lenço com lágrimas no chão, e foi reinventar uma vida, comigo ao seu lado. Minha mãe, adolescente, perdia noites lendo documentários sobre gestação, parto, e o que era melhor para mim, diferente de muitas que se acham mãe por terem terminado os estudos, se casado, e estar com a idade "certa, que acreditam em lendas contadas pelas avós. Você bateu o pé até o último segundo para ter parto normal, os médicos e todos diziam que eu precisava nascer com cesária porque eu não saia de sua barriga, e estava completando quase dez meses. Mas você foi forte o bastante para suportar até a hora de ouvir meu choro de vida.
Nesse momento você percebeu, que não teve um futuro desperdiçado, e sim, um futuro iniciado. Não bastava tudo isso, teria que enfrentar o mundo comigo no colo. As pessoas falavam como se você não soubesse ser mãe. Quando tive esse pensamento, meus lábios se abriram para minha risada ignorante. As pessoas achavam que sabiam o que era melhor para mim, do que você mãe. Você me carregou de um lado, e do outro, levou nossos sonhos e planos para um futuro de companheirismo. Depois desse último instante, abri a porta do meu quarto para encontra-lá, lá estava você revoltada com mais um personagem de suas séries, filmes, livros favoritos: "Enzo, não acredito que Dumbledore morreu!" Você que iria morrer de tantos beijos agora mãe. Porque você foi uma mãe de verdade, aquela que não tem idade, altura para ser definida como mãe. Apenas é. Apenas sente. Apenas vivi.


Ps: Para a mãe mais linda do mundo, Naice.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map